Agenda

Equipe
O LABCITE iniciou suas atividades com a aprovação do seu Regimento pelo Conselho do Departamento de História em junho de 2013 e pela Congregação da FFLCH em novembro do mesmo ano. Os participantes do Labcite fazem parte também do Grupo de Pesquisa junto ao CNPq intitulado: História das Ciências, Tecnologias e Sociedade. [informações aqui]
As Linhas de pesquisa do Grupo são:
  • Ciência e Público
  • Epistemologia
  • História da Ciência e Tecnologia no Brasil
  • História das Ciências e Ensino
  • Saúde e Sociedade no Brasil
  • Ciência e Cultura: abordagens historiográficas e sociológicas
Atividades 2022
 
- Reuniões periódicas
 
Atividades 2021
 
A história das Santas Casas de Misericórdia no Brasil

As Santas Casas de Misericórdia estão intrinsecamente ligadas à história da saúde no Brasil desde o período colonial. Espaços de poder, de práticas caritativas, assistenciais e hospitalares, as Santas Casas serão o tema da live do projeto História nas Redes, com tema “A História das Santas Casas de Misericórdia no Brasil”. As palestrantes serão as professoras Maria Renilda Barreto (Pós-doutora em História das Ciências pela Universidade de Lisboa e docente do CEFET/RJ) e Márcia Regina Barros da Silva (Livre Docente em História das Ciências na Universidade de São Paulo e docente do FFLCH/USP). A live contará, ainda, com a mediação da professora Anny Jackeline Torres Silveira (Pós-doutora em História pela University of Oxford e docente da UFOP e UFMG).

Data: 09 de novembro de 2021, às 18h30, no canal do História nas Redes no Youtube.

hist_santas_casas

 

 

 

 

Link para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=hLdINxo6fiY

 

 

Mulheres, acervos e museus em Itu/SP
 
O Museu republicano convida para série de Encontros: Isabella Bonaventura, com o tema: Farmacêuticas e a institucionalização da Profissão em São Paulo (1895-1917)
 
Data: 29/03 às 18h00 via Google Meet.
 
Para mais informações: 
 
 
 
 
 
 
 
Séminaire: Santé et Intégration au Brésil : s’approprier les politiques publiques pour exister (1920-1980)

 Association pour la Recherche sur le Brésil en Europe - Lyon

Séance 3 :

Mardi 12 janvier, 13h30

De l’assistance médicale à l’adoption : prendre en charge la pauvreté et l’enfance à l’aune de la santé.

- Fábio Macedo, « Les enfants noirs, l’adoption interraciale et l’émergence de la cause adoptive dans les milieux judiciaires de la protection de l’enfance à Rio de Janeiro ».

- Márcia Regina Barros da Silva, « Casas de caridade : história da formação de uma rede de assistência hospitalar paulista ».

 
 
 
 
Atividades 2020
 
 
Entrevista com Márcia Regina Barros da Silva 
O Programa Alesp Conecta, realizado de forma virtual pela Rede Alesp, recebe como convidada Márcia Regina Barros da Silva, Professora do Departamento de História da Universidade de São Paulo, para falar sobre O que vai retratar a história em cem anos sobre a pandemia de 2019. Apresentação: Fábio de Lima 
 
 
 
 
 
Entrevista com Márcia Regina Barros da Silva 
Revista de História USP - História das Ciências no (e para o) Brasil em 4 de julho de 2020

 

Entrevista

Assista aqui a Entrevista ou ouça no Spotify

 
 
Os Brasis Profundos pós Pandemia - Histórias para adiar o fim do mundo (Ep. 7) em 1 de julho de 2020
 

Live

Assista aqui a Live 

 
PROJETOS EM ANDAMENTO
  • RELATOS EUROPEUS ACERCA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS SOBRE OS ASTROS: FOMENTO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA REFLEXIVA ATRAVÉS DA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS​
Coordenadora: Profa. Márcia Alvim 
 
Esta pesquisa intenta analisar relatos europeus sobre os saberes dos indígenas tupinambás acerca dos astros, descritos em crônicas de viagens francesas e portuguesas dos séculos XVI e XVII. Dentre elas, destacamos as obras de Jean de Léry, Claude D´Abbeville, Gabriel Soares de Souza, Fernão Cardim e Pedro de Magalhães Gandavo. Nosso objetivo principal constitui-se na compreensão de como estes conhecimentos foram descritos nas fontes documentais, relacionando-os ao processo de obtenção de informações sobre o Novo Mundo mediante a necessidade de consolidação da colonização portuguesa em terras brasileiras, e como podemos inserir esta discussão na Educação Básica brasileira. Acreditamos que estes cronistas relataram os saberes indígenas a partir de suas expectativas em relação a América, numa relação dialógica entre buscar o conhecimento sobre o outro e sobre si mesmo. As fontes documentais selecionadas serão analisadas através da perspectiva da História Cultural, buscando as relações entre suas narrativas e as representações político-religiosas e epistemológicas, envolvidas na colonização do Brasil. Outra perspectiva de diálogo teórico refere-se a abordagem da História Atlântica e ao conceito de zonas de contato interculturais, utilizado por Kapil Raj, que valorizam a proposta de circulação do conhecimento através das interações entre diferentes culturas e suas práticas de consolidação e apropriação político-cultural, deflagrando o hibridismo inerente à construção do conhecimento nos espaços coloniais portugueses. Após esta análise iremos propor uma discussão teórica sobre a inserção desta temática na Educação Básica brasileira, com ênfase na Educação Científica.  Deste modo, o referido projeto se constitui a partir de duas vertentes, sendo uma caracterizada pela pesquisa histórica e um segundo objeto que propõe a articulação entre os relatos históricos pesquisados e sua inserção no ensino. Buscando substanciar a articulação entre a pesquisa histórica e a educação científica, iremos nos embasar em perspectivas teóricas que discutem a ruptura com o eurocentrismo historiográfico, através da adesão a proposta conceitual das Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos.
 
Discentes
 
1. Bruna almeida dos Santos - Iniciação Científica
Discussão Teórica Sobre a Inclusão do Conhecimento Indígena Sobre os Astros no Ensino de Física
 
 
2. Adriana Cristina Galis - Mestrado
"A contribuição da viagem filosófica portuguesa do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira para o conhecimento das colônias americanas no século XVIII: possibilidades para a educação científica." (PEHCM - UFABC)
 
3. Soraya Aparecida Cordeiro - Mestrado
"A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: POTENCIAL INTERDISCIPLINAR
PARA O ENSINO DE QUÍMICA E DE FÍSICA – UMA ANÁLISE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC" (PEHCM - UFABC)
 
4. Zaqueu Vieira Oliveira - Supervisão de Pós-Doutoramento
"HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E ENSINO: UTILIZANDO FONTES PRIMÁRIAS EM SALA DE AULA" (PEHCM - UFABC)
Email: z.zaqueu@gmail.com  
 
5. Sonia Brzozowiski - Doutorado
"A temática indígena e a História da Ciência: uma proposta para a sala de aula" (PEHCM - UFABC)
 
  • MEMÓRIA CIENTÍFICA E ACADÊMICA: PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DA USP (1934-1968)
Coordenadoras: Profas. Márcia Regina Barros da Silva, Maria Amélia M. Dantes – Departamento de História
 
O presente projeto denominado “MEMÓRIA CIENTÍFICA E ACADÊMICA: PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DA USP- 1934-1968” apresenta como objetivo principal a produção de uma monografia com a intenção de caracterizar as diferentes tradições de pesquisa que podem ser acompanhadas na produção científica nas áreas de ensino e pesquisa que compuseram a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade de São Paulo no período entre os anos de 1934 e 1968.
O projeto será organizado a partir da análise das teses e dissertações que foram orientadas e defendidas na FFCL-USP no período citado tendo em vista inicialmente avaliar as relações entre orientadores, orientados e temática desenvolvida. A intenção é identificar possíveis estilos e tradições de ensino e pesquisa presentes no conjunto da produção inicial da USP. Deste modo pretendemos avaliar as linhas gerais de tais trabalhos tendo em vista suas respectivas áreas de concentração e a inserção dos debates empreendido naquele momento com a produção nacional na área.
 
  • CATALOGAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DE ACERVO “SAMUEL PESSOA”, EM PARCERIA COM A FIOCRUZ E CAPH
Coordenadora: Márcia Regina Barros da Silva – FFLCH – Departamento História
Bolsistas: José Francisco Campos e Rogério Félix