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RELATOS EUROPEUS ACERCA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS SOBRE OS ASTROS: FOMENTO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA REFLEXIVA ATRAVÉS DA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS​ [Lista de discentes]

Coordenadora: Profa. Márcia Alvim 

Esta pesquisa intenta analisar relatos europeus sobre os saberes dos indígenas tupinambás acerca dos astros, descritos em crônicas de viagens francesas e portuguesas dos séculos XVI e XVII. Dentre elas, destacamos as obras de Jean de Léry, Claude D´Abbeville, Gabriel Soares de Souza, Fernão Cardim e Pedro de Magalhães Gandavo. Nosso objetivo principal constitui-se na compreensão de como estes conhecimentos foram descritos nas fontes documentais, relacionando-os ao processo de obtenção de informações sobre o Novo Mundo mediante a necessidade de consolidação da colonização portuguesa em terras brasileiras, e como podemos inserir esta discussão na Educação Básica brasileira. Acreditamos que estes cronistas relataram os saberes indígenas a partir de suas expectativas em relação a América, numa relação dialógica entre buscar o conhecimento sobre o outro e sobre si mesmo. As fontes documentais selecionadas serão analisadas através da perspectiva da História Cultural, buscando as relações entre suas narrativas e as representações político-religiosas e epistemológicas, envolvidas na colonização do Brasil. Outra perspectiva de diálogo teórico refere-se a abordagem da História Atlântica e ao conceito de zonas de contato interculturais, utilizado por Kapil Raj, que valorizam a proposta de circulação do conhecimento através das interações entre diferentes culturas e suas práticas de consolidação e apropriação político-cultural, deflagrando o hibridismo inerente à construção do conhecimento nos espaços coloniais portugueses. Após esta análise iremos propor uma discussão teórica sobre a inserção desta temática na Educação Básica brasileira, com ênfase na Educação Científica.  Deste modo, o referido projeto se constitui a partir de duas vertentes, sendo uma caracterizada pela pesquisa histórica e um segundo objeto que propõe a articulação entre os relatos históricos pesquisados e sua inserção no ensino. Buscando substanciar a articulação entre a pesquisa histórica e a educação científica, iremos nos embasar em perspectivas teóricas que discutem a ruptura com o eurocentrismo historiográfico, através da adesão a proposta conceitual das Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos.

MEMÓRIA CIENTÍFICA E ACADÊMICA: PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DA USP (1934-1968)

Coordenadoras: Profas. Márcia Regina Barros da Silva, Maria Amélia M. Dantes – Departamento de História
O presente projeto denominado “MEMÓRIA CIENTÍFICA E ACADÊMICA: PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DA USP- 1934-1968” apresenta como objetivo principal a produção de uma monografia com a intenção de caracterizar as diferentes tradições de pesquisa que podem ser acompanhadas na produção científica nas áreas de ensino e pesquisa que compuseram a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade de São Paulo no período entre os anos de 1934 e 1968.
O projeto será organizado a partir da análise das teses e dissertações que foram orientadas e defendidas na FFCL-USP no período citado tendo em vista inicialmente avaliar as relações entre orientadores, orientados e temática desenvolvida. A intenção é identificar possíveis estilos e tradições de ensino e pesquisa presentes no conjunto da produção inicial da USP. Deste modo pretendemos avaliar as linhas gerais de tais trabalhos tendo em vista suas respectivas áreas de concentração e a inserção dos debates empreendido naquele momento com a produção nacional na área.

CATALOGAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DE ACERVO “SAMUEL PESSOA”, EM PARCERIA COM A FIOCRUZ E CAPH

Coordenadora: Márcia Regina Barros da Silva – FFLCH – Departamento História
Bolsistas: José Francisco Campos e Rogério Félix