Profa. Dra. Ermelinda Moutinho Pataca [Dissertação] [Tese] [Outros]

"Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Licenciatura em Química pela UNICAMP (1996), mestrado (2001) e doutorado (2006) na área de Educação Aplicada às Geociências pela UNICAMP (2001), livre-docência na Faculdade de Educação da USP (2016). Fez doutorado sanduíche na Universidade Nova de Lisboa (2004), investigando a história das viagens científicas luso-brasileiras (1755-1808), tema abordado desde o mestrado à livre-docência. Atua na Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental na disciplina de metodologia do ensino e no curso de pedagogia na disciplina de História das Ciências. Foi presidente da Comissão de Pós Graduação (CPG) da Faculdade de Educação da USP e coordenadora do programa de pós-graduação em Educação entre 2018 e 2020. Desde 2005 vem atuando em projetos de formação continuada de professores, numa articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Tem ampla atuação em museus, curadoria de exposições e projetos de divulgação científica. Atualmente é coordenadora do Museu da Educação e do Brinquedo (MEB-FEUSP), onde tem se concentrado em pesquisas históricas sobre o acervo de brinquedos e materiais educativos. Desde 2017 atua como conselheira da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) e é editora da seção "História da Ciência e Educação" da Revista Brasileira de História da Ciência".
Informações coletadas do Lattes em 07 de novembro de 2023
Roni Ivan Rocha de Oliveira (Doutorado em Educação)
Orientações: Profa. Dra. Ermelinda Moutinho Pataca
Experiências com expedições a campo e a educação do sujeito: fragmentos de passagens em diferentes contextos da história de vida do professor